Translate

A objetividade da direita e a subjetividade da esquerda


Uma das características para diferenciar o direitista e o esquerdista é o paralelo entre razão e emoção, segundo o professor Allan dos Santos, do Terça Livre, a visão racional é uma característica da direita e a falta ou a relativização desta segue o pensamento esquerdista, ou seja, o sentimentalismo.
O direitista vê as coisas conforme a realidade se apresenta, com o uso da razão, este não é um aventureiro, que almeja um futuro perfeito e utópico, esta é a característica do esquerdista, a visão revolucionaria**, revolta-se contra a realidade e a lógica.
A direita tem uma visão conservadora, onde visa a ordem, a harmonia, a tradição, do que deu certo, e tem uma boa resistência a mudança, pois foca em conservar os valores que os sustentam, já a esquerda bifurca-se entra liberal e progressista.
A similaridade entre conservador e liberal, de forma bem simples, ambos prezam pela individualidade do ser humano, pela meritocracia, livre mercado, mas em seus princípios a moral vem antes da questão econômica, já o liberal não visa a questão moral, mas somente a financeira, isto é, algumas bandeiras que o liberalismo levantam são válidas, mas as pessoas não vivem somente de dinheiro, mas também e principalmente dos princípios que a sustentam*.
Enquanto que o viés progressista tem como finalidade desmanchar as individualidades e cultivar o espirito coletivista, onde este tem como intuito lutar pela igualdade, por justiça social, ou seja, um mundo sem hierarquia, sem classes e tanto as consciências como as propriedades privadas pertencem ou são fortemente influenciados pelo estado, como nos lembra Marx.
Entre o progressista e o liberal, ambos não adotam princípios morais, mas antes a questão econômica, são materialistas, o liberal exalta o mercado enquanto que o progressista o estado, mas dependendo da conveniência adotam princípios morais, não como fim mas como meios para se atingir suas finalidades.
A mentalidade esquerdista é por si só revolucionária, já a direita visa a reação, ou seja, segue o viés reacionário onde tem como finalidade reagir ao caos, ou seja, restabelecer a ordem, a harmonia, a hierarquia na vida pública e privada, tanto no campo intelectual como na moral, em defesa da tradição e dos costumes.



links relacionados:

(*)  https://musateh.blogspot.com.br/2017/07/guerra-assimetrica-e-as-bases-da.html

(**) http://musateh.blogspot.com/2017/07/mentalidade-revolucionaria.html